Conteúdos

Compactação do solo: como ocorre, sua importância e identificação
A compactação do solo é uma problemática atual em discussão na agricultura brasileira e mundial, problema este que, mediante o nível de compactação, pode comprometer o desenvolvimento adequado das plantas e ocasionar quebras de produção significativas. Todavia, através de maior conhecimento dos fatores que ocasionam essa condição e adoção de práticas de manejo adequadas, é possibilitada a reversão deste problema, descompactando o solo de determinada área ou até evitando que ela alcance níveis críticos que sejam prejudiciais.
Por definição, a compactação é o aumento da densidade do solo em um mesmo volume com a redução de sua porosidade, ou seja, seu nível de aeração (presença de ar e poros ao longo do perfil), em decorrência de uma grande compressão, expelindo o ar dos poros e rearranjando as partículas que compõem o solo. Práticas incorretas, tanto no uso do solo incorreto pelo homem, quanto no uso de equipamentos agrícolas, tráfego de máquinas ou negligência no manejo na criação de animais com utilização de sobrecarga animal, como exemplo.
Solos argilosos, com argila de alta atividade, possuem maiores chances de compactação. Assim, quando um trator, por exemplo, trafega em um local com essas características, o colo se expande mais e quando este solo seca, não há a retração, ocorrendo um “amassamento” deste perfil, de certa forma.
Os efeitos da compactação estão diretamente direcionados com a redução de produtividade das culturas, onde, as plantas não conseguem absorver os nutrientes em função do mau desenvolvimento radicular, proveniente da pouca porosidade do solo e redução dos espaços livres.
Imagem 1. Comparação entre o desenvolvimento radicular de uma planta em solo compactado e em maior nível de aeração. Fonte: Falker, 2009.
O penetrômetro é um equipamento portátil e de grande ajuda visando o manejo do solo e a prática da agricultura de precisão, permitindo avaliações pontuais de resistência ao longo do perfil do solo, com a resistência à penetração expressada pelo índice de cone, expressada pela força registrada (kg) dividida pela área da base do cone, expressada em kg.cm2, kPa (quilopascal) ou MPa (megapascal).
Gráfico 1. Exemplo de gráfico de leituras realizadas pelo penetrômetro expressando o teor de compactação através do perfil do solo (0-40cm). Fonte: Falker, 2010.
O correto manejo da compactação do solo serve como aliada para:
- Maior conservação do solo;
- Melhoria e manutenção da fertilidade do solo;
- Melhor aproveitamento do maquinário e da mão-de-obra;
- Menor incidência de pragas, doenças e plantas daninhas;
- Aumento do teor de matéria orgânica no solo;
- Estruturação e descompactação do solo;
- Estabilização da produtividade das espécies cultivadas.
Conheça o serviço de Penetrometria da TechSolo, clicando aqui.