TechSolo
Olá, bem vindo a TechSolo!
Resultados Online

Conteúdos

Fósforo remanescente e sua importância na análise de solo

 

Os solos de regiões tropicais são conhecidos pela elevada capacidade de fixação de ânions fosfato (adsorção ou precipitação de fósforo), onde o fósforo lábel passa para não lábel, ficando indisponível para as culturas.

O fósforo remanescente (P rem) consiste no fósforo que se encontra em equilíbrio na solução do solo em relação à concentração de P que foi adicionado ao solo. Sua concentração depende principalmente da quantidade e do tipo de argila e o conteúdo de matéria orgânica no solo.

Desta forma, sua determinação auxilia na avaliação da quantidade de fósforo adsorvido pelo solo e possibilita ao produtor inferir na capacidade tampão de solo, sendo de grande importância na determinação do nível crítico de P disponível no solo.

Ou seja, quanto menor o resultado de P remanescente no solo, maior é a capacidade deste solo de fixar fósforo, indicando a capacidade de fixação fósforo do solo, por óxidos de ferro e alumínio, geralmente. O que nos arremete à importância da relação do P rem com a argila, ou seja, quão maior for a quantidade de argila presente no solo, maior será sua capacidade de fixação de fósforo, justamente pela maior presença dos agentes causadores desta fixação.

 

Solicite um orçamento de análises laboratoriais, clicando aqui.