Serviços
Coleta solo e raízes - Nematoides
É essencial o reconhecimento de áreas com ocorrência de infestação de nematoides para evitar a perda de produtividade da cultura. Além da identificação e quantificação dos nematoides, vale ressaltar que o monitoramento da infestação se faz necessário para garantir que o problema seja estabilizado. Sabendo quais nematoides, a quantidade (nível de infestação) e onde estão localizados, a tomada de decisão mais adequada no que se referem às práticas de manejo a serem adotadas (escolha de variedades, práticas de correção e adubação do solo, uso de nematicidas químicos ou biológicos, trânsito de máquinas na lavoura, entre outros aspectos) é facilitada.
Os fitonematoides mais importantes são os dos gêneros:
• Meloidogyne
• Heterodera
• Globodera
• Pratylenchus
• Rodopholus
• Rotylenchulus
Metodologia de coleta
Uma maneira eficiente de reconhecimento das áreas com possível infestação de nematoides é por meio do Índice Vegetativo (NDVI), obtido a partir de imagens de satélite ou fotografias aéreas que conseguem sinalizar possíveis danos causados por nematoides, os quais podem ser refletidos na parte aérea das plantas.
São realizadas de 6 a 10 subamostras para formação de uma amostra composta a cada 5 - 10 ha. As informações de NDVI podem auxiliar na alocação dos pontos de coleta, uma vez que podem sinalizar áreas com maior infestação de nematoides, podendo, nesse caso, serem alocados pontos mais direcionados aos possíveis focos do problema. Com o auxílio dessas imagens de NDVI é possível elaborar um plano amostral customizado, podendo tornar a amostragem mais eficiente e assertiva.
Os pontos de coleta para análise de nematoides são georreferenciados, mantendo a rastreabilidade do processo.
+ Clique aqui para acessar o Protocolo de Amostragem.
+ Clique aqui para conferir nossos pacotes de Análises laboratoriais associadas a esse serviço.
Operação padronizada por culturas